sexta-feira, junho 25, 2010

Treinar e Educar em Estomias: urinária e intestinal


Aula sobre estomias apresentada no Hospital Geral de Camaçari/BA.
Autora: Enfª Emilene Batista
Conteúdo:
Conceito, evolução histórica, indicações, tipos, demarcação adequada, assistência de enfermagem (pré, trans e pós operatório), complicações, soluções para estomia, adesivos, resinas, adjuvantes, controle intestinal, relatório de enfermagem, programa Ativa e outros.
Páginas: 27
Ano: 2010
Arquivo: PDF
Tamanho: 2,85 MB

sábado, junho 05, 2010

AULA: UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: Controle e Prevenção

Aula retirada do site da ANVISA sobre infecções hospitalares em UTI - Gerência de Investigação e Prevenção de Infecção e Eventos Adversos – GIPEA/GGTOS/ANVISA. Excelente conteúdo!
Páginas: 81
Ano: 2005
Arquivo: PDF
Tamanho: 6,19 MB


Artigo: Irrigação da colostomia: revisão acerca de alguns aspectos técnicos


RESUMO

Objetivo: Realizar uma revisão bibliográfica sobre quatro aspectos técnicos relacionados à irrigação da colostomia: volume de água a ser infundido, momento do pós-operatório em que se deve iniciar o treinamento para uso do método, tempo de manutenção de 24 horas como intervalo entre as irrigações e tempo gasto na realização do procedimento, visando contribuir para a sistematização mais adequada do método.
Métodos: Feitas as buscas nas fontes planejadas, foram identificados 63 artigos. Resultados: Observou-se a inexistência de um consenso entre os diversos autores consultados: o volume de água infundido variou de 500ml a 1500ml, embora, na prática, o volume médio infundido seja de 1000ml; o momento do pós-operatório para início do treinamento variou de cinco dias a seis meses; o tempo de manutenção do intervalo de 24 horas entre as irrigações variou de duas semanas a seis meses; o tempo dispendido na realização do procedimento variou de 20 a 90 minutos.
Conclusão: O conhecimento desses resultados pode servir de estimulo aos enfermeiros, preferencialmente estomaterapeutas, para reavaliar a sua prática, a fim de padronizar os aspectos técnicos a esta relacionados, tendo como pano de fundo a assistência especializada.
Descritores: Colostomia/irrigação; Cuidados de enfermagem
Artigo de revisão: Acta Paul Enferm 2008;21(2):338-44.
Páginas: 07
Ano: 2007
Arquivo: PDF
Tamanho: 444 KB

MANUAL BRASILEIRO DE ACREDITAÇÃO HOSPITALAR

Esta nova edição do Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar é publicada no momento em que se completou a definição do formato que o processo de acreditação tomará no Brasil. O Ministério da Saúde e a Organização Nacional de Acreditação (ONA), reconhecida formalmente como entidade competente para o desenvolvimento do processo de acreditação hospitalar, tiveram suas relações reguladas por convênio, definindo-se suas obrigações e direitos. O Ministério da Saúde e a ONA tornaram-se, assim, parceiros em todas as fases do processo, desde a habilitação de empresas acreditadoras até a certificação dos hospitais. Ao optar por este formato, o Ministério da Saúde utiliza a competência acumulada por empresas privadas, sem eximir-se da regulação de todo o processo.
Páginas: 105
Ano: 2002
Arquivo: PDF
Tamanho: 805 KB