quarta-feira, março 31, 2010

Portaria de Atenção à saúde das pessoas ostomizadas

PORTARIA Nº 400, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2009
A Portaria SAS/MS Nº 400 estabelece, entre outras coisas, uma nova organização da assistência aos ostomizados nos diferentes níveis de atenção do SUS, incluindo a ampliação e melhoria da qualidade de oferta dos equipamentos dispensados e a capacitação de recursos humanos. Antes as pessoas ostomizadas recebiam apenas as bolsas coletoras. Agora, com a entrada em vigor dessa portaria, elas passarão a receber atendimento e acompanhamento de equipe multiprofissional, com médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas. O ato representa uma real melhora na qualidade de vida e saúde, auto estima e reabilitação integral do paciente ostomizado.

Página: 11
Ano: 2009
Arquivo: PDF
Tamanho: 127 KB


Guia Prático do Cuidador

Este Guia Prático se destina a orientar cuidadores na atenção à saúde das pessoas de qualquer idade, acamadas ou com limitações físicas que necessitam de cuidados especiais. Tem o objetivo de esclarecer, de modo simples e ilustrativo, os pontos mais comuns do cuidado no domicilio; ajudar o cuidador e a pessoa cuidada; estimular o envolvimento da família, da equipe de saúde e da comunidade nos cuidados, e promover melhor qualidade de vida do cuidador e da pessoa cuidada, ressaltando que apesar de todas as orientações aqui contidas, é indispensável a orientação do profissional de saúde.


 
Página: 64
Ano: 2008
Arquivo: PDF
Tamanho: 2,48 MB


Caderno de Enfermagem em Ortopedia

No desenvolvimento das atividades de enfermagem em uma instituição de referência em tráumato-ortopedia, localizada na cidade do Rio de Janeiro, foi percebida a necessidade de um instrumento de orientação e de fácil utilização para o auxílio na realização dos curativos diários.
Este caderno reune algumas das mais conhecidas referências bibliográficas sobre curativos e feridas.
Página: 32
Ano: 2006
Volume: 1
Arquivo: PDF
Tamanho: 4,36 MB






Guia de Bolso de Doenças Infecciosas e Parasitárias

A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde coloca à disposição daqueles que prestam cuidados à saúde da população brasileira a 7ª edição do Guia de Bolso de Doenças Infecciosas e Parasitárias.
Página: 374
Ano: 2008
Edição: 7ª
Arquivo: PDF
Tamanho: 2,54 MB

segunda-feira, março 29, 2010

Manual: Assistência integral às pessoas com feridas crônicas

Este manual vem ao encontro da necessidade apontada aos cuidados com feridas crônicas, as quais serão tratadas como agravos que requerem um olhar amplo, uma vez que podem ser uma das manifestações físicas resultantes do desequilíbrio bio-psico-social ao qual a população pode estar submetida. Ele é o resultado de uma intensa prática dos profissionais na Assistência de Enfermagem no Domicílio e nas Unidades de Saúde do Município de Ribeirão Preto.
Página: 51
Ano: 2004
Arquivo: PDF
Tamanho: 571 KB

quinta-feira, março 25, 2010

Caderno de Atenção básica: Diabetes Mellitus

Este Caderno de Atenção Básica traz o protocolo atualizado baseado em evidências científicas mundiais, dirigido aos profissionais de saúde da Atenção Básica, sobretudo os das equipes Saúde da Família, que poderão, com ações comunitárias e individuais, informar a comunidade sobre como prevenir a doença, identificar grupos de risco, fazer o diagnóstico precoce e a abordagem terapêutica inclusive a medicamentosa, manter o cuidado continuado, educar e preparar portadores e famílias a terem autonomia no auto-cuidado, monitorar o controle, prevenir complicações e gerenciar o cuidado nos diferentes níveis de complexidade, buscando a melhoria de qualidade de vida da população (Ministério da Saúde - DF).

Página: 56
Ano: 2006
Série: A
Caderno de Atenção Básica: nº 16
Arquivo: PDF
Tamanho: 706 KB

quarta-feira, março 24, 2010

Artigo: Epidemiologia e Tratamento das Úlceras de Pressão: Experiência de 77 casos

O objetivo desse trabalho é avaliar a distribuição epidemiológica, o tratamento e complicaçòes das úlceras de pressão no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, no período de 01 de fevereiro de 1997 a 01 de março de 1999 no Instituto de Ortopedia e Traumatologia.
Página: 10
Ano: 2005
Arquivo: PDF
Tamanho: 8,85 MB

segunda-feira, março 22, 2010

Aula: Biofísica sobre Eletrocardiografia


Aula de Biofísica sobre eletrocardiografia demonstrando os componentes individuais, registro e traçado do eletrocardiograma (FTC/Salvador)





Página: 15
Ano: 2004
Arquivo: PowerPoint
Tamanho: 102 KB

Manual de condutas para úlceras Neutróficas e Traumáticas

Este caderno de Reabilitação Física em Hanseníase número 2 denominado Manual de Condutas para Úlceras Neurotróficas e Traumáticas, juntamente com a recente publicação da 3a edição
dos Guias de Controle da Hanseníase e de Dermatologia na Atenção Básica contribuirão, certamente, para o alcance da meta em que estamos todos engajados, visto que os profissionais que atuam na atenção básica passam a dispor de conhecimentos atualizados para o atendimento efetivo do paciente de hanseníase e o desenvolvimento das demais ações necessárias à eliminação da doença (Ministério da Saúde).

Página: 55
Ano: 2002
Caderno nº 02
Arquivo: PDF
Tamanho: 785 KB

Módulo: Prevenção de infecções em Unidade de Terapia Intensiva

Para este módulo da ANVISA, estão previstos os seguintes OBJETIVOS DE ENSINO:
. Caracterizar o ambiente da unidade de terapia intensiva (gravidade dos pacientes, diversidade de recursos diagnósticos, caráter multidisciplinar do atendimento ao paciente);
. Reconhecer a importância da prevenção e controle de infecção hospitalar na UTI;
. Descrever os principais agentes envolvidos nas infecções relacionadas à assistência à saúde;
. Apresentar os principais sítios de infecção envolvidos e os procedimentos de risco para infecção.
Página: 70
Ano: 2004
Módulo 04
Arquivo: PDF
Tamanho: 8,37 MB

Manual de Gerenciamento de Resíduos


Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) pública esta série dedicada aos serviços de saúde no intuito de levar aos profissionais da área instrumentos práticos para o gerenciamento dos riscos sanitários. Espera assim, por meio desta publicação, contribuir para o desenvolvimento de ações seguras, além de disponibilizar informações atualizadas que podem ser repassadas ao público.
Página: 189
Ano: 2006
Edição: 1ª
Arquivo: PDF
Tamanho: 2,22 MB


sexta-feira, março 19, 2010

Aula: Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE

Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma atividade privativa do enfermeiro, que através de um método e estratérgia de trabalho científico realiza a identifiação das situações de saúde, subsidiando a prescrição e implementações das ações da Assistência de Enfermagem, que possam contribuir  para promoção, recuperação e reabilitação em saúde do inidivíduo, família e comunidade.
Páginas: 16
Arquivo: PDF
Tamanho: 5,38 MB

quinta-feira, março 18, 2010

Artigo: Abordagem Terapêutica das úlceras de pressão


Apesar da modernização dos cuidados de saúde, a prevalência das úlceras de pressão permanece elevada, particularmente nos doentes hospitalizados. Estas úlceras são uma importante causa de morbilidade e mortalidade, afetando a qualidade de vida do doente e dos seus cuidadores, e constituindo uma insustentável sobrecarga económica para os serviços de saúde. Artigo de Revisão, Porto/Portugal.
Página: 10
Ano: 2005
Arquivo: PDF
Tamanho: 294 KB

Introdução à Administração Hospitalar

Modulo: Curso de Capacitação à Distância
1. Hospitais – Administração. 2. Serviços de saúde. 3. Gestão
da qualidade total. 4. Educação a distância. I. Silva, João José
Cândido da. II. Schmitt, Valentina Gomes Haensel. III. Título. Florianópolis.
Páginas: 74
Ano: 2007
Edição: 1ª
Arquivo: PDF
Tamanho: 693 KB

terça-feira, março 16, 2010

Manual de Normas de Enfermagem - Procedimentos Técnicos

Este manual reveste-se de um caráter nacional, pois advém da recolha de opniões de enfermeiros de várias instituições do país e considera as críticas às versões anteriores. Neste contexto e de forma inédita, foram trabalhadas normas sobre a temática da dor e feridas.
Grupo de Trabalho da Administração Central do Sistema de Saúde, IP - Lisboa/Portugal.
Páginas: 281
Ano: 2008
Edição: Nº 02
Arquivo: PDF
Tamanho: 7,72 MB